Descobri que sou Celíaca(o), e agora???

É bem comum a sensação de estar perdido e até mesmo sem chão após receber a notícia que de nunca mais poderemos consumir glúten. Chega a dar uma sensação de vazio, e um medo de não ter o que comer, de não saber como se alimentar a partir do momento seguinte, de não encontrar produtos seguros e até mesmo de não ter dinheiro pra comprá-los. E muitas vezes os alimentos que se tornam proibidos são justamente aqueles que tem “gostinho de infância”… é o bolo de chocolate da avó, a macarronada de domingo que reunia toda família, o mingau de aveia feito pela mãe, que aquecia as noites mais frias…a lista é enorme.

esquilo-amendoins

Pensando nessas dificuldades e depois de ter passado por esta situação e sentido esse vazio (pra quem ainda não sabe, eu sou celíaca, diagnosticada há quase 5 anos), resolvi elaborar um material com algumas dicas para orientar a alimentação.

Mas antes de postar o link, acho importante destacar que TODO celíaco precisa de acompanhamento multidisciplinar: Médicos (de várias especialidades), Dentista, Psicólogo e Nutricionista. Não basta seguir algumas dicas e achar que está tudo bem… é necessário avaliar se há alguma deficiência nutricional e se houver, é necessário trata-la , é necessário fazer as adequações na alimentação, e também é importante ter cuidado com as novas escolhas alimentares e não ir com muita sede ao pote, para não passar da desnutrição para a obesidade.

Pusheen comendo

Segue o link com os “Dez Passos para a Alimentação do Celíaco“, que pode ser baixado gratuitamente:

juliana1

http://www.riosemgluten.com/10_passos_celiacos_Juliana_Crucinsky.pdf

Agradecimentos: a Raquel Benati, pela (linda) diagramação do material!

Anúncios

4 comentários sobre “Descobri que sou Celíaca(o), e agora???

  1. As vésperas do natal de 2014 tive o diagnóstico Intolerante a glúten. Descobri, pois tenho uma deficiência com ferro que chegou a 1% no meu organismo. Procurei a hematologista que fez uma investigação e veio o diagnostico.
    No texto acima você retrata muito bem o que senti, sem chão, pensando que não teria alimento para consumir…e tudo sem glúten é muito caro, ainda mais depois do diagnóstico ficar desempregada….
    Agradeço pelo blog e pelas informações contidas nele.

    Curtir

  2. Estou sem chão, acabei de ser diagnosticada com a doença celíaca. Primeiro dia de descoberta e já até passei fome a tarde, fui ao mercado tudo sem glutén é caro. Meu Deus o que fazer? Essa questão da transmissão cruzada então nem fala, como controlar isto? Para o resto da vida!
    Meu Deus desempregada ainda.
    😭😭😭 muito triste.

    Curtir

    • Olá Felicia,
      Ir aos mercados comuns em busca de produtos industrializados sem glúten, é o caminho mais curto pra se chatear. Definitivamente mercados não nos favorecem nesse aspecto.
      Mas o que nós celíacos precisamos (e muito, já que a recuperação do nosso intestino depende disso) é de comida de verdade, que em geral é naturalmente sem glúten: frutas, legumes, verduras, carne, frango, peixe, ovo, arroz, feijão. Isso é fácil de achar, é mais barato e infinitamente mais nutritivo! Frutas e legumes da época são mais baratos ainda!
      Em alguns mercados é possível encontrar marcas seguras de macarrão e farinha de arroz, tapioca, biscoito de polvilho, iogurte, etc.
      Quando a situação financeira permitir, procure um nutricionista, ou tente um encaminhamento pelo SUS… é importante ter um acompanhamento.
      E aproveite pra dar uma olhada nos outros textos aqui do blog, sobre a doença celíaca. No site da Fenacelbra há muitos materiais e livros de receitas pra baixar: http://www.fenacelbra.com.br/fenacelbra/
      E se vc tiver perfil no Facebook, peça para ser adicionada ao grupo Viva sem Glúten, onde vc vai encontrar muita informação e troca de experiencias: https://www.facebook.com/groups/vivasemgluten/

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s