Isso também é culpa do glúten?

Após descobrir que não pode mais consumir glúten, seja por ter Doença Celíaca (DC), Sensibilidade ao Glúten Não Celíaca (SGNC) ou Alergia ao Trigo, é muito comum surgirem dúvidas, não só a respeito das mudanças na alimentação, como também em relação aos sintomas apresentados. E simplesmente parece que tudo é culpa do glúten… até a alta do dólar.

Cansaço, anemia, dor muscular, queda de cabelo, dentes fracos, dificuldade para dormir, diminuição da memória… a lista é enorme e só ela daria material para pelo menos mais uns 3 posts…

doente

Mas será que só pelo fato do glúten continuar existindo, mesmo após estarmos fazendo a dieta corretamente, tudo o que sentimos pode ser atribuído diretamente a ele? Não, nem tudo, e sinceramente em alguns momentos chego quase a ter pena do glúten, coitadinho… (rsrs). Mas então porque sentimos tantas coisas? E por que elas não melhoram ou custam a melhorar?

Bom, vamos lá, tentar explicar:

Principalmente quando falamos de DC, que em função da inflamação e atrofia da mucosa intestinal, dificulta a absorção dos nutrientes (muitas vezes durante anos a fio, até que o diagnóstico seja definido), boa parte dos sintomas é causada na verdade pelas deficiências nutricionais ou por outros problemas associados (mesmo que indiretamente) com a DC.

Por exemplo, o cansaço pode estar relacionado a anemia por carência de ferro, por deficiência das vitaminas do complexo B ou mesmo por hipotireoidismo.

A queda de cabelo pode ter relação com a deficiência de ferro, de zinco, de proteínas, de carboidratos. Dores musculares podem ter relação com deficiência de magnésio.

A dificuldade de concentração pode ter relação com deficiência de vitamina B12, por exemplo.

E a diarréia? Será que sempre é culpa do glúten? Será que realmente foi provocada por uma contaminação, apesar de todos os cuidados tomados?

dor de barriga

Nem sempre! Diarréias podem ser causadas por parasitoses intestinais ou por toxinfecções alimentares, pela ingestão de água contaminada ou de alimentos mal higienizados, por falta de higiene durante o preparo, por mãos mal lavadas, utensílios mal higienizados, entre outras coisas, como intolerância a lactose ou mesmo hipersenibilidade a outros alimentos.

Mas frisando bem, PODEM ter relação… sem uma avaliação bem detalhada, feita por um nutricionista, fica difícil fazer qualquer tipo de afirmação, pois cada caso é um caso e muitos fatores podem estar implicados.

Assim, sugerimos que todo e qualquer sintoma percebido, seja informado ao Nutricionista e ao Médico, para que estes profissionais possam pesquisar as causas e para que tenham condições de tratá-las corretamente. E lembrando sempre, que nenhuma suplementação deve ser feita por conta própria, sem a indicação e avaliação de um profissional, porque suplementar errado pode ser mais desastroso do que permanecer com as deficiencias, pois a suplementação incorreta pode mascarar outros problemas e ainda pode provocar a deficiencia de outros nutrientes!